VALE A PENA COMPRAR DOIS APARTAMENTOS DE 2 DORMITÓRIOS AO INVÉS DE UM DE 4 DORMITÓRIOS
Tem-se observado que nos bairros de classe média e média alta a tendência são os lançamentos de apartamentos com 4 dormitórios. Além dos grandes terraços com churrasqueira, as piscinas cobertas em formato de raia com 25m também são características dos empreendimentos. O preço para usufruir disto varia bastante e assusta os compradores principalmente os que vêm de apartamentos de 2 e 3 dormitórios, adquiridos em outras épocas.
Mas será que não há modo de obter um apartamento de 4 dormitórios por um preço menor? Sim, basta utilizar a velha sentença 2+2=4. A compra de dois apartamentos de 2 dormitórios pode ser bastante interessante para quem procura 4 dormitórios e menores preços.
Em geral os lançamentos de 2 dormitórios possuem outro perfil. Mesmo o lazer é diferenciado. O maior número de unidades por andar nas torres diminui o preço do condomínio e mesmo com dois apartamentos será possível pagar metade da taxa de condomínio de um empreendimento de luxo de 4 dormitórios.
As comparações não param por aí. Vemos nas plantas de 4 dormitórios com 2 suítes a opção de 3 suítes com sala ampliada. Na realidade é uma opção aceita por quase todos os compradores, pois a sala oferecida tem dimensões bastante acanhadas. Os amplos terraços com churrasqueira são interessantes, mas em geral serão fechados com vidros gerando novos gastos para o comprador e além do mais, pesquisas apontam que menos de 10% dos moradores de apartamentos com churrasqueira utilizam a mesma mais que duas vezes ao ano.
Se a intenção é ter realmente os quatro dormitórios, a opção por duas unidades de 2 dormitórios é interessante. Claro que algumas adaptações são necessárias, mas a ajuda de um profissional na busca poderá facilitar as reformas básicas.
Como exemplo temos um recente lançamento deste perfil no bairro de Perdizes com 4 dormitórios, 2 suítes, lavabo, copa-cozinha, dormitório de empregada, varanda com churrasqueira e 160m2 úteis somados a 4 vagas de garagens, lazer com piscinas e preço sugerido de 850.000 reais (valores de dezembro de 2008), com condomínio de 1.600 reais. No mesmo quarteirão há um lançamento de 2 dormitórios, 1 suíte, 2 vagas de garagem e 75m2, com preço total de 280.000 e condomínio de 570 reais por unidade. Com poucas adaptações a compra de duas unidades oferece quase a mesma área com melhor preço. A planta conjugada permitiu a criação de um lavabo, a adaptação da segunda cozinha como área de serviço, com quarto de empregada e wc . O living duplicado ficou bastante amplo e a separação dos quartos facilitou na setorização entre os pais e os filhos.
A opção de juntar duas unidades permite até a criação de lofts, duplex e outros. Num caso curioso, um amigo juntou duas unidade e ficou com uma sala comprida e janelas para duas ruas; um apartamento sempre ensolarado em com ótima circulação de ar.
Vale salientar que a opção de compra de dois imóveis menores é muito boa para pais com filhos adolescentes já que, depois de alguns anos eles se mudam para outras cidades para estudar, ou se casam e os pais podem desmembrar as unidades, vender uma delas e adquirir novos imóveis em outras cidades. Vender um dos apartamentos pode ser uma saída até uma crise financeira, um aperto inesperado, sem necessidade de mudança de endereço. Pode-se alugar a segunda unidade e fazer novo investimento em curto prazo.
Vale salientar que a mesma matemática não é tão vantajosa para unidades de um dormitório (onde 1+1=2), pois o preço e área dos apartamentos de um e dois dormitórios são muito próximos.
É muito importante que o perfil do empreendimento se encaixe às necessidades da reforma pretendida, para tanto contrate a assessoria de um profissional da arquitetura para ajudar na escolha e na implementação do projeto.