O PAPEL DO PISO NA DECORAÇÃO
Qual o papel do piso na decoração de uma casa?
É o piso que dá identidade ao ambiente, definindo sua função principal, o estilo desejado e causando a primeira impressão principalmente quando a casa esta em fase de adaptação. O uso dos pisos em madeira nas salas e dormitórios, ou o uso de cerâmicas e porcelanatos nas áreas molhadas permitem a compreensão do que se espera da casa. Da mesma forma a opção por um piso único, seja um mármore, pedras ou resinas induz a uma intenção de uso múltiplo. Muitas pessoas acreditam que é o piso quem dá a nobreza à construção, outras transferem esse papel aos tapetes importados e outras não vêem relevância no tema optando por pisos modulados, forrações ou até mesmo laminados apostando na economia e praticidade, compensados com o bom gosto e a criatividade. Há excelentes exemplos de pisos rústicos práticos, inteligentes e econômicos.
As opções de pisos ecologicamente corretos são muitas. Quais os mais aceitos?
Além dos pisos intertravados para jardins e garagens que garantes até 75% de manutenção da área de absorção, estão na moda para as áreas internas as madeiras de demolição reaproveitadas e os pisos em madeira de reflorestamento. As cerâmicas não são ecologicamente incorretas a não ser que usem pigmentos cuja fabricação incorra na agressão ao meio ambiente indiretamente, no uso externo têm a desvantagem da impermeabilização total. A opção por resinas plásticas ou modulados vinílicos é mais radical pois indiretamente estamos falando de derivados do petróleo. Pesquise os pisos em poliuretano vegetal. Vale lembrar que a causa ecológica tem seus preços e pode limitar a ousadia em uma ou outra situação. Não coloque piso intertravado com grama intercalada em áreas com tráfego de mulheres com salto alto pois os acidentes serão muitos e perigosos.
O que a pessoa deve levar em consideração na hora de comprar um piso ecologicamente correto?
Procure informações sobre o fabricante e sobre o processo de produção do material. Há muitos materiais que usam a causa verde como chamariz, mas em nada contribuem à intenção. De que adianta a madeira vir de reflorestamento se a resina aplicada sobre ele não for à base de água, sem solventes, sem cheiro? O mesmo se aplica aos blocos em cimento ou cerâmica para manutenção da absorção em jardins e garagens, devem ser produzidos sem implicações indiretas comprometedoras como a poluição ambiental dos arredores das fábricas.
Dê algumas dicas para deixar o ambiente moderno. Exemplo: linha de colocação, recortes diferentes que valorizam o ambiente…
Em se tratando de pisos externos procure alternar pedras com áreas livres de impermeabilização, permitindo canteiros naturais (desde que não comprometam estruturas com a infiltração). Decks em madeira de reflorestamento com selo verde podem ficar elevadas do piso e permitir a permeabilidade máxima na obra. Nos ambientes internos a colocação ortogonal funciona em ambientes de paredes paralelas; se há assimetria opte por inclinação a 45 graus tanto para tacos como para porcelanato ou cerâmica comum. Tabeiras em madeira com miolo cerâmico ficam muito bonitas e também o oposto, tabeiras em mármore com miolo em madeira, definindo ambientes, principalmente em amplos espaços. Os mármores e porcelanatos manchados ajudam em ambientes pequenos de muito tráfego pois escondem a sujeira e o pó que ficariam muito aparentes. Fuja dos porcelanatos brancos e dos rejuntes muito claros de difícil manutenção. Na opção por tacos , estão na moda os mais compridos ( chamados “palito”) desencontrados e no sentido da maior dimensão do ambiente. Tapetes menores deixam o piso em evidência e ajudam na reflexão das luzes do teto.