Arquitetura & Design de Interiores

Fixando Quadros

Fixando quadros: o uso de fitas adesivas

Há quem diga que pendurar quadros é uma arte já que é necessária paciência, visão geométrica, senso harmônico e algumas habilidades. O uso de pregos e parafusos torna a tarefa um tanto quanto desanimadora e, principalmente em momentos de mudança, pendurar dezenas de quadros requer tempo e determinação. Muitas pessoas inclusive acabam não pendurando quadros para não danificar paredes e com receio de errar na “pontaria”. Foi pensando nisso que muitas empresas desenvolveram fitas adesivas fixadoras de quadros. Tais fitas devem ser usadas com cautela já que a durabilidade do produto varia de acordo com condições específicas. Paredes úmidas, ambientes extremamente quentes, pintura solta da parede e outros motivos podem impedir a perfeita fixação da fita e podem causar acidentes. Assim sendo recomenda-se o uso de pregos de aço e parafusos com bucha na maioria dos casos. Para pregar sem medo de “acertar” a parede e criar buracos enormes há o famoso “bate-prego”, encontrado em casa de material de construção. As fitas adesivas são uma boa opção para quadros leves e pequenos espelhos que não se situem em passagens onde possam eventualmente cair sobre as pessoas. Mesmo as fitas reposicionáveis que prometem deixar sua parede “livre” de buracos acabam por deixar uma marca de cola na mesma. O uso de réguas, níveis e prumos também ajudam na hora de posicionar quadros de qualquer tamanho.

O mais difícil é nivelar quadros com dois suportes pois sempre ocorre uma pequena distorção na hora de furar a parede ou fixar os pregos. Lembrando também que duas pessoas trabalham bem melhor que uma na tarefa, assim uma delas pode se afastar e atestar o alinhamento com linhas básicas ortogonais como teto, batente de portas e janelas. É essencial não deixar quadros tortos na parede já que a intenção de ornar pode ter efeito reverso e acabar com suas intenções de valorizar o ambiente.

Das fitas eficientes as do tipo “banana” são as melhores. Possuem forte aderência dos dois lados e uma fina camada de borracha e espuma que permite melhorar a fixação. A 3M do Brasil possui uma série de fitas que podem ser usadas nessa finalidade e até mesmo ganchos.

 

eu-medindo-2